terça-feira, 14 de dezembro de 2010

5 Passos para a oração Eficaz

Em primeiro lugar, vem o arrependimento, descrito em 2 Crônicas 7.14 "Então, se o meu povo, que pertence a mim, se arrepender, abandonar os seus pecado e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo". A partir do momento em que temos um coração arrependido (*Nota: Arrependimento: Diferente de remorso que sente-se mas não há mudança de atitude, arrependimento requer mudança de atitude, ato, linha de raciocínio e procedimento. Mudar de intenção ou de idéia.) Esse é o arrependimento que Deus quer para nossas vidas, se erramos, ou se estivermos no pecado, Ele quer que convertemos-nos a Ele, e que deixemos os atos que não lhe agradam para sigamos a Ele. É buscar a comunhão com Cristo Jesus, sermos santos, separados para um propósito maior que Ele tem para nós aqui na Terra. "Sede Santos pois eu sou Santo" 1 Pedro 1.16

Em segundo lugar, termos um coração dedicado, vamos a leitura de Jeremias 29.13 "Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração" (NTLH). Gosto da tradução tradicional, que diz "E buscar-me eis, e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração". Para isso, leia o capítulo inteiro, entendendo o contexto, vamos começar a meditar uns versículos anteriores, JR 29 "11. Pois eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que esperais. 12. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim e eu vos ouvirei. 13. E buscar-me eis, e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. 14. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei."

Então, para buscarmos a Deus, e O acharmos de todo coração temos que estar com nossos corações arrependidos. Deus já espera essa atitude desde o momento em que erramos. Não que Ele espere que nós erremos, mais SE errarmos, e nos arrependermos, "Ele é fiel e justo para nos perdoar". Ele nos deu o livre arbítrio para vivermos como desejamos, porém, não foi para este propósito que Ele nos criou, foi para sermos parte da Sua Maravilhosa Glória. Mas o Homem, Sua Imagem e Semelhança, resolveu fazer do seu próprio jeito, a criação desprezando o criador Isaías 29.16 "Vocês invertem as coisas, como se o barro valesse mais do que o oleiro! O pote não vai dizer ao homem que o fez: "Você não me fez" Uma vasilha não dirá ao oleiro: "Você não sabe o que está fazendo"". Totalmente ao contrário do propósito para qual Ele nos fez. Voltando a passagem em Jeremias, Deus tem pensamentos de paz, tem grandes planos para nossas vidas, como no próprio versículo 11, são pensamentos de paz e não de mal, para nos dar aquilo que esperamos, todos nós esperamos uma vida plena, e Ele nos promete isso está escrito no nosso Manual, MAS, para que isto ocorra precisamos seguir o que a Palavra de Deus nos diz. Depois disto, tem mais uma coisinha, temos que invocar a Deus, ir e orar a Ele, então o Senhor nos ouvirá. Mais não podemos parar por aí, devemos ter o anseio de buscá-lo de todo nosso coração, aí então o acharemos, Deus transformará o nosso viver, nos tirará o cativo, transformará nossas vidas se seguirmos esses passos. LEMBRANDO: Precisamos ter um coração dedicado, um coração que tenha fome e sede, que anseie ter comunhão com Cristo.

E o terceiro princípio para nossa oração ser eficaz, é a . Vejamos em Mateus 21.22, "E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, o recebereis". O próprio versículo é a chave, creio que é simples, e fácil de se entender, auto-explicativo. Se precisa saber mais sobre fé, leia Hebreus capítulo 11, podendo esse capítulo ser resumido em dois versículos, o 11.1 "Ora a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veêm." e o 11.6 "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor"

O quarto princípio, é a Justiça, Tiago 5.16 "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos". Vamos focar na segunda parte deste versículo, em negrito, Oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Mais você pode se perguntar, quem é justo? Ou quem é um homem justo segundo a Bíblia. Eu pesquisei algumas opiniões a respeito, e achei uma definição interessante essa: Uma pessoa como Davi, que mesmo depois de ter errado reconheceu seus erros e limitações. Ou também podemos citar Noé, "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" (Gênesis 6:9). A história do Noé retrata um homem justo aos olhos do Senhor. Tendo comunhão e andando com Deus, tendo fé, se orarmos ao Senhor podemos ser ouvidos.

E o último princípio, não menos importante, a Obediência, 1 João 3.22 "E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista". Como diz em outro versículo, no velho testamento, "É melhor obedecer, do que sacrificar". Para que nossa oração suba, e seja ouvida, temos que ser obedientes, se não seguirmos o que ele nos manda, não estamos verdadeiramente arrependidos, convertidos. Se obedecermos a Ele, podemos seus amigos como diz em João 15.14 "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando".

Sigamos estes passos, e as nossas orações serão eficazes. E teremos uma vida plena com Cristo Jesus! Fiquem na paz. Que Deus possa estar abençoando vocês com esta palavra.

(Passos baseados na Palavra pregada pelo Pastor Gerson Luiz da Comunidade Evangélica Restauração e Vida - 30/05/2009 - Meditação desenvolvida por Déborah Esther em 14/12/2010)

2 comentários:

  1. Excelente postagem Esther, seu blog está ficando muito bom.
    Seria interessante você divulgá-lo no teu Twiter também e no Orkut, para atrair mais e mais pessoas para seguir e acompanhar o blog.
    Grande abraço,

    Gerson

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por comentar. Ainda estou aprimorando ele, pois não sei mexer no design direito. E espero que através desse blog, de simples mensagens Deus possa me usar para abençoar muitas pessoas.
    Obrigada meu 'PAISTOR'

    ResponderExcluir