segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O que você é quando ninguém está vendo?


As questões que eu faço são:

* O que você é quando ninguém está te observando?
* Em que você ocupa seus pensamentos?
* O que você ouve, lê, vê, pensa, fala quando seus pais, amigos, namorado(a), esposo(a), seu chefe, seu pastor, seu líder quando eles não estão perto? 

VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA. 

Pecamos com nossos pensamentos ou apenas com ações?
Sim. O pecado muitas vezes pode não ser consumido fisicamente, mas, todo pecado tem se inicia na mente, no seu coração. 

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela.” (Mateus, V: 27-28). Este versículo é exemplo que sim, há pecados que são cometidos apenas por pensamentos e isso não nos diferente de um criminoso e assassino. Se o mesmo se arrepender genuinamente, pedir perdão dos seus pecados a Deus, confessando a ele, ele pode ser salvo. Se você apenas pecar em pensamento e assim não se arrepender, você já está condenado por Cristo a morte eterna.

Coração no hebraico significa: "vontade, pensamento (mente), emoção". Por isso em Provérbios 4.23 na Bíblia diz: "Sobre tudo que se deve guardar, guarda, porém, o teu coração, pois dele procedem as fontes da vida". 

Me chama muita atenção a passagem em Mateus 6. Acompanhe comigo:
“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Mateus 6:21-23

Então, qualquer que seja aquilo que você tenha cometido que é contra a moral (que hoje muitos dizem, “moralmente conservadora”) e com base nos princípios bíblicos deixados por Deus como orientação em como devemos proceder, quais os pecados que devemos deixar, se arrepender para seguir a Cristo.

Com que pensamentos devo ocupar minha mente?

Em resumo? Segue a dica em Filipenses 4:7-9:

“A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos. O que também aprendestes, recebestes e ouvistes de mim e em mim vistes, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.” 
É bem simples mesmo, procurar leituras bíblicas, meditar em Salmos, tomar decisões sábias na vida lendo Provérbios, agir em fé, em comunhão, como em diz em Efésios, Filipenses, Colossenses, entre tantos livros importantes na Bíblia. Lembre-se procure ter uma vida em retidão, errar faz parte da natureza, persistir no erro é da vida carnal.

Mude em quanto é tempo.